sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Landay I


Landay é poesia popular afegã, breve, em que a mulher é autora e sujeito. Mulher vivendo numa sociedade tribal, onde o homem tem direitos e a mulher deveres.


...

Em segredo ardo, em segredo choro
Sou a mulher patshun que não pode revelar o seu amor

* * *
Beija-me ao esplendor vivo da lua
Nos nossos costumes é em plena luz que damos a boca


* * *
Que Deus te proíba todo o prazer em viagem
Já que me deixaste adormecida, insatisfeita

* * *
Poisa a tua boca na minha
Mas deixa a minha língua livre para te falar de amor


* * *
Meu Deus que fizeste de mim?
As outras são flores desabrochadas e tu deixas-me em botão

* * *
Ó Primavera, as romãzeiras do meu jardim estão em flor
Guardarei para o meu amor ausente as romãs dos meus seios

* * *
A noite passada dormias nos meus braços
Esta noite, longe de mim, como terás descanso?

* * *
Num instante serias um monte de cinzas
Se sobre ti lançasse o meu olhar inebriante

* * *
Estás ébrio porque eu te sorri
Ficarias louco furioso se te oferecesse a minha boca

* * *
O meu amor prefere as flores sensatas dos jardins
Mas eu, tulipa selvagem, desfolho-me na planície sem fim

...

in
A voz secreta das mulheres afegãs

o suicídio e o canto
versão de Ana Hatherly

Editora Cavalo de Ferro

Sem comentários: