sábado, 16 de agosto de 2008

Landay II

Mulheres afegãs com a tradicional burkha

Nas sociedades tribais afegãs os casamentos são ajustados pelos pais, sempre por interesses económicos ou outros, mas sem conhecimento das noivas, que por vezes são obrigadas a casar com velhos ou crianças. A estes, nos landays, chamam "pirralho horrível". Não há landays a exaltar o amor conjugal, os landays exaltam sempre o amor pelo amante.

...

O destino deu-me por esposo uma criança que eu educo
Mas quando ele for grande e forte, eu já serei velha e fraca

* * *
Gente cruel que vedes um velho me levar para a sua cama
E perguntais porque choro e me arranco os cabelos

* * *
Ó meu Deus, de novo ela está aí, a noite longa e triste
E de novo ele está aí, o meu "pirralho horrível" e dorme

* * *
Vem amado meu, vem depressa para junto de mim!
O "horrível pirralho" dormita e tu podes beijar-me

* * *
Deitada quero possuir o meu amante
Mas ele tem medo. Receia que o "horrível pirralho" acorde

* * *
Ó "horrível pirralho", pega na tua arma e mata-me
Enquanto for viva não renunciarei ao meu amante

* * *
Ó Deus leva este velho esposo
Que de noite me vigia e de dia dorme

* * *
Olhai do esposo a horrível tirania:
Bate-me e proíbe-me de chorar

* * *
Se não estás louco de amor por mim
Não provarás a polpa dos meus lábios

* * *
Se me beijas a boca, tens de me dar o coração
Os que saem da minha cama deixam em penhor o coração

...

in A Voz Secreta das Mulheres Afegãs
O suicídio e o canto
Versão de Ana Hatherly
Editora Cavalo de ferro

Sem comentários: