quarta-feira, 30 de julho de 2008

Asas do desejo...

Asas do Desejo
Wim Wenders


A maioria das pessoas tem uma noção de dever condicionada pelo pecado original e toda a moral daí resultante, elaborada por homens, que tem sido modificada ao longo dos séculos e para a qual a mulher raramente, ou nunca, tem sido chamada a contribuir.
Basta verificar, por exemplo, que só após reunião conciliar a mulher passou a ter alma e que o Inferno e Purgatório já passaram à história.
Outras pessoas conseguiram libertar-se desta forma opressiva e irracional de ver o mundo, mantendo, algumas vezes, uma moral e uma noção de dever que os orienta, ainda condicionada pela formação que tiveram.
Em ambos os casos, por vezes, a contradição entre o dever e o desejo é frequente e só a sua resolução equilibrada permite um bem estar interior e uma estabilidade psicológica.
Quantas vezes os nossos desejos e necessidades "colidem" com a noção de dever que temos e a sua realização provoca forte sentimento de culpa.
Em todos nós, libertos ou não, ficaram restos de fantasmas a assombrar as nossas decisões.
Devemos ter a coragem de realizar os nossos desejos e necessidades porque, de facto, poucas vezes são contrários a um dever adequado ou a uma moral justa.
Não é fácil lidar com estes problemas...

Sem comentários: