terça-feira, 1 de julho de 2008

Regresso à escola...

Sou Nordestino assumido, de todo o coração e nascido bem no coração do nordeste!
Nasci na "terra quente" mas a minha adolescência foi passada na "terra fria", pois só nas férias vinha a casa.
As minhas memórias estão pintalgadas por figueiras, oliveiras, vinha, pintassilgos (terra quente), castanheiros, lameiros, cegonhas, morangos e neve (terra fria).
Serra dos Passos, Serra da Nogueira, Tua e Sabor!
E o pequeno Fervença, claro!

Se aquele Jardim falasse...tinha muito que contar!


Passei a 4º classe na aldeia, em casa dos meus Avós maternos.
Tinha feito a 3ª classe com fraco aproveitamento porque, nesse ano, tive três professores!
Valeu a pena, tive uma óptima professora, a Teresinha V., de Izeda, que me preparou a mim e ao seu irmão Francisco, para a admissão ao Liceu.
O que me ensinou foi útil até ao 5º ano!


Aquele ano na aldeia, livre de andar aos pássaros, de ir para o rio, de subir às arvores, para quem vinha da Vila (Mirandela), apesar do rigor da minha monárquica avó, foi a experiência mais marcante da minha infância, para não dizer da minha vida.

O meu Avô era um homem culto, republicano de gema, democrata, lia muito, de uma sabedoria sem fim e adorava falar comigo que era, nessa altura, um palrador nato.
(Como me modifiquei, de palrador a escutador!)

Muito do que sou devo a esse ano, ou melhor, devo aos meus Avós!

Quando eu palrava, palrava, palrava, ele só me dizia:

Tenho dois filhos
dizia um pai infeliz
João não diz o que sabe
José não sabe o que diz

E rematava: - vê lá qual queres ser!

Espero vir a ser JOSÃO: aquele que diz o que sabe, aqui no blogue e em todo o lado!

Sem comentários: