quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aldeia


Vivo, há cerca de 1 ano, na aldeia, que dista 14 Km da cidade que tem cerca de 40.00 habitantes, e estou a 2 Km da A23 que me leva à cidade, em 10 minutos e a Lisboa em menos de 2 horas, sem ultrapassar os 130 Km/h!

Mas adquirimos novos hábitos.
A padeira da aldeia vizinha, 1 Km, vem diariamente, com pão ainda quente com um cheirinho que apetece logo comer. É daquele pão que comemos e ficamos sem fome, nada de pão de plástico do Hipermercado. Por vezes a vizinha que tem forno faz a sua fornada de pão, dá-nos um, meu Deus, que maravilha, esse é logo aberto, seja a que horas for e come-se logo uma fatia.
É pão que me faz lembrar a infância.
Também vêm os congelados todas as semanas, Family Frost, que nos abastece de tudo nessa área e com bons produtos.
Hoje veio o senhor do peixe. Vai todas as madrugadas ao MARL, a Loures, buscar peixe fresco.
Excelente!
Hoje compramos filetes de cherne, pargo para assar, carapaus.
Tudo a cheirar a maresia e mais barato que no Hiper.
Os legumes são da horta e das vizinhas que fazem gala em oferecer.
A minha mulher (Pediatra) observa os bébés de graça, são todos amigos já que a aldeia é pequena, e pagam em géneros que produzem, mesmo os que não têm filhos ou netos estão sempre a oferecer, nabiças, figos, maçãs, couves, batatas, etc..
Não se usam euros.

Os livros, DVD e CD vêm da FNAC on-line. E na cidade há várias livrarias (Bertrand, Europa-América, etc).

O cinema está na cidade, a 10 minutos, (4 salas) e Lisboa a menos de 2 horas de Autoestrada.

É tão bom viver no campo!
Quando quiserem podem vir fazer uma visita, mas têm de marcar com antecedência...

7 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

No campo, mas perto de tudo! Isso é bom...
Eu também não faço compras em grandes superfícies, aprecio o comércio de proximidade.
Enfim, uma família do tipo "João Semana"! :-))

Átila disse...

Já aí passei um fim de semana e adorei , mas mesmo assim com tudo o que enumeras não me convences . Gosto de mais barulho , de ter as coisas mais à mão e simultaneamente de espaço onde possa estacionar a viatura à vontade .

mc disse...

"As comodidades de Jacinto em Tormes".É nestes pormenores que se ilustra o avanço da humanidade.Mas o facto mais relevante será o vosso contributo à comunidade. Abraço.

Tere disse...

Quabdo for grande acho que vou arranjar casa numa aldeia assim...
Babe é quase mas está longe de muita coisa, salvo se o rumo for Espanha...

Anonymous disse...

Que privilégio !!!!
O pão quentinho com manteiga deve ser uma delicia ...
É bom viver na aldeia!
C.

Maria P. disse...

Que maravilha!!...

Beijinho*

Rosa disse...

Para o meu metier, essa ausência de stress e ansiedade punham-me no desemprego às primeiras horas. Tenho de viver perto das dores que habitam as grandes cidades, pois é com elas que me governo; e também amo ajudar os outros, os que não vivem tão pacificados quanto tu...
Abraço,
Rosa