terça-feira, 9 de setembro de 2008

A mulher com mais de 40 anos

Isabella Rossellini

56 anos



Costumo dividir a nossa vida de acordo com as estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno, não fixando datas para as separar, dependendo das pessoas e das circunstâncias.

As mulheres ao passarem os 30 anos tendem a ficar angustiadas porque “já estão a ficar velhas”, quando nem sequer atingiram o seu máximo esplendor.

O amadurecimento físico, psicológico e emocional é variável. Na mulher, por exemplo, a plenitude só é atingida cerca dos 40 anos. Depois mantém-se num planalto de vários anos, podendo chegar a ultrapassar os 60 anos. Depois dos 60 anos acrescenta-se a riqueza da sabedoria!

O encanto, a sensibilidade, a experiência e o requinte de uma mulher com mais de 40 anos é um desafio aliciante e perturbador. Assim ela saiba cuidar de si.

As minhas estações do ano preferidas são, desde sempre, o fim do Verão, o Outono e o princípio do Inverno. Cada uma com o seu encanto próprio e insubstituível.

8 comentários:

Anonymous disse...

A escolha, como exemplo, foi muito boa !
A mulher nunca envelhece ....
Quanto aos homens eu não faço comentários !
C.

Rosa dos Ventos disse...

Isabella é a cara chapada da mãe!
Um bom código genético também ajuda... :-))

Abraço

Crystal disse...

Ainda não tenho 40, faltam dois…mas não tenho duvida absolutamente nenhuma do que aqui escreves e que eu de há 3 ou 4 anos tenho vindo a constatar em mim mesma. Os anos avançam, os filhos crescem e o medo de envelhecer realmente paira assim suavemente sob a minha consciência mas sem pânico. Creio mesmo que o maior receio se prende ao facto de começar a sentir que as forças já não vão sendo as mesmas, uma gripe já tem alguma importância, os joelhos já se sentem numa caminhada mais longa…Porque do ponto de vista emocional, a estabilidade, a consciência do meu valor vai nesta idade ainda em escala superior, ainda sobe, ainda cresce, os medos hoje são controlados, as inseguranças suplantadas pela razão….Não, desse penso de vista creio mesmo que o melhor ainda está para vir. Quanto aos homens? Exactamente a mesma coisa! A idade traz-nos a todos algo que a juventude jamais saberá valorizar…

redonda disse...

Gostei muito deste texto

Anonymous disse...

Pois..mas o Verão acaba quase sem começar, o Outono passa de um dia para o outro..Resta o Inverno,esse sim,é longo..demasiado longo!
Abraço
gb

dona tela disse...

Foi hoje a minha rentrée!

Beijinhos.

Lou-Salomé disse...

Apreciei as tuas refexôes sobre as idades das mulheres, amigo " Escutador" .Eu, que me encontro no tempo "planalto" espero saber cuidar do meu corpo e da minha alma de uma forma suficientemente boa, enquanto por cá andar ...
Com respeito às estaçôes ... gosto muito das cores e dos sons dos entardeceres do Outono , mas tudo se remove dentro de mim quando chega uma nova Primavera ... as minhas pernas parecem mais ligeiras e a minha mente parece nâo ter limites , como se voltasse a imaginar que posso voar ... como no principio ... quando ainda nâo tinha idade ... Besitos , desde " La ciudad de los prodigios " de Lou-Salomé

pin gente disse...

ah! fiquei contente por saber que estou na minha plenitude... e não é que é isso mesmo que sinto?


beijo
luísa